29.6.13

Senso crítico

Depois de um bom tempo sem postar nada no blog, senti vontade e inspiração para escrever novamente!!

Percebo que sempre que me aproximo de Deus fico inspirado, e muitas ideias e reflexões cruzam a minha mente, por isso estou aqui, por ter me aproximado de Deus de uma forma que a tempo não acontecia...

Uma das reflexões que estão me vindo a mente ultimamente é relacionada a como somos facilmente influenciados pelas notícias, filmes, novelas, enfim, pela opinião publica de "massa".

Para exemplificar essa situação, fiquei observando toda a movimentação em relação ao projeto chamado "cura gay" que está constantemente na mídia. A grande maioria das pessoas nunca leram o texto do projeto, tampouco sabem do que se trata - no entanto, quase todos se posicionaram com base no que ouviram.

Através de um título tendencioso dado ao projeto, a mídia usou seu poder de influencia a fim de manter as pessoas "presas" em uma discussão direcionada, porém sem expor de fato a verdade sobre a proposta.

Para resumir, diferentemente do que está sendo "pregado" por todos os lados, o projeto não trata de instituir uma "cura gay" simplesmente pelo fato de que não há doença nenhuma para tratar. Não havendo, pois, doença, não há nada a se curar.

De fato, "O projeto de Decreto Legislativo, aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, derruba o parágrafo único e o Artigo 4º de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia, mas mantém intocado o caput do artigo 3º, que nega que homossexualidade seja patologia. Não sendo patologia, pois, não se pode propor cura. É questão de lógica." (fonte: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/200-param-a-paulista-protestando-contra-um-projeto-que-nao-existe/) - recomendo a leitura deste artigo do Reinaldo Azevedo, onde ele expõe essa questão com clareza.

Você sabia disso?

Enfim, como já disse anteriormente, utilizei este assunto para exemplificar como é fácil sermos iludidos e influenciados a crer em mentiras repetidas milhares de vezes pela mídia, pois existe um senso comum que nos diz que, se foi exibido na TV, jornal, etc., é verdade... isso é a maior mentira e ilusão!

É sempre prudente filtrarmos tudo que lemos e vemos nos jornais, novelas, seriados, etc., tendo senso crítico para entender a mensagem que está sendo passada, quem está informando, quais valores e princípios estão presentes, por qual motivo... e nunca se deixar influenciar pelo que é dito sem antes entender e investigar.

Levo muito a sério um texto que está na Bíblia, no livro de Atos 17:11, que diz o seguinte:  “Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.”

Os bereanos eram moradores da cidade de Beréia, e eles tinham esse senso crítico de analisar as coisas como elas realmente são. Diariamente eles eram ensinados em relação a Palavra (bíblia), mas eles não “engoliam” o ensino, não aceitavam ‘cegamente’ tudo que lhes era passado (por mais credibilidade que tinha o pregador, que neste caso era o próprio Paulo...). Pelo contrário, tudo que eles ouviam eles iam conferir nas Escrituras, na Bíblia, para ver se o ensino estava de acordo com a Palavra, com a Verdade.

Neste caso específico o texto está se referindo ao ensino da Palavra (pregações, sermões, missas, etc.), no entanto o exemplo pode e deve ser aplicado a qualquer área e situação..

Muitas vezes não temos noção dos danos que os conteúdos do que lemos e assistimos fazem na nossa vida, mas a grande maioria deles tenta, de todas as formas, inverter os valores familiares, princípios bíblicos, valores morais, etc... se você acompanha uma novela por exemplo, sugiro assistir pelo menos 5 minutos com senso crítico, identificando os valores, princípios e as mensagens que estão sendo passados, e você entenderá o que estou dizendo.

Fecho essa reflexão com uma passagem do livro de Filipenses:


"Finalmente, irmãos, tudo que for verdadeiro, tudo que for nobre, tudo que for correto, tudo que for puro, tudo que for amável, tudo que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nestas coisas." Fp 4:8

3 comentários:

  1. Muito bom o texto.
    Continue se inspirando e escrevendo aqui, e principalmente se aproximando de Deus!

    Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Falou e disse. Bjs

    ResponderExcluir